Carteira de Trabalho ganha versão digital

Com o crescente uso de smartphones, o governo tem buscado facilitar o acesso a serviços públicos pela plataforma. A novidade ficou por conta do aplicativo CTPS Digital, uma espécie de ‘Carteira Digital do Trabalho’, lançado pelo governo federal.

Vale ressaltar que, inicialmente, o uso dessa versão digital não substitui a carteira física, como ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação. O objetivo da CTPS Digital é ajudar na solicitação de uma carteira – primeira via ou segunda via, no caso de perda – e facilitar a visualização de informação dos seus vínculos empregatícios e sobre carteiras anteriores.

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). E quem já tem cadastro no sistema cidadão.br ou no Sine Fácil, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo. Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:

–   Diminuir a pressão na rede de atendimento;

– Ter maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

–  Agilizar o acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;

–  Dar agilidade e celeridade nos processos de requisição e emissão da Carteira de Trabalho impressa;

– Integração das bases de dados do Ministério do Trabalho.

Confira aqui o passo a passo elaborado pelo Ministério do Trabalho para instalar e utilizar esse novo aplicativo. (https://empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo-ctps/)

Fonte: Portal do Ministério do Trabalho