AMS divulga equacionamento do déficit 2019 que já começa em julho

A AMS publicou o equacionamento do déficit 2019 e anunciou que, a partir do mês de julho, começa a cobrar dos seus beneficiários parcelas extras para restabelecer a relação de custeio 70 x 30 dos gastos com a saúde, que não foi alcançada no ano de 2019. O processo de recomposição do déficit está previsto na cláusula 30 do Acordo Coletivo de Trabalho (acesse aqui).

Conforme foi divulgado em maio pela AMS, a proporção do custeio em 2019 foi de 72% Petrobras e 28% beneficiários (consulte o Relatório Anual 2019 da AMS – página 30).  Segundo a companhia, é apurado anualmente a necessidade de efetuar a compensação de valores, apresentando e propondo os ajustes mediante entendimentos com as entidades sindicais na Comissão da AMS.

De acordo com a AMS, foram feitas rodadas de reuniões com os sindicatos e apresentou propostas. Um dos pleitos atendidos pela Companhia foi o de aumentar o parcelamento da cobrança, dobrando o número de parcelas. O entendimento foi firmado com a maioria dos sindicatos.

Assim, os beneficiários da AMS terão descontadas contribuições mensais adicionais nos meses de julho a dezembro de 2020 (seis parcelas), de acordo com a faixa salarial e faixa etária do titular. Veja os valores na tabela abaixo:

* A Faixa Salarial é definida pelo MSB (Menor Salário Básico), que hoje é de R$ 1.040,48.

Fonte: AMS