AMBEP tem nova presidência e diretoria

No dia 11 de janeiro, tomou posse o novo presidente da AMBEP, Sr. Julio Guedes da Conceição, e a diretoria composta pelo Sr. Omar Cardoso Valle e Sr. Carlos da Conceição de Almeida e Mario Luiz Patricio Pereira. A nova gestão ficará à frente da Associação até 2022. A cerimônia foi realizada no Hotel Atlântico Business Centro, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de associados, empregados da Associação, e representantes de entidades parceiras, como Astape-BA, Fenaspe e AMBEP TurSeguros.

A cerimônia foi presidida pelo presidente do Conselho Deliberativo da Associação, Sr. Nival Ricardo Marinho, que convidou para compor a mesa o Sr. Julio Guedes da Conceição e o Sr. Omar Cardoso Valle. Na ocasião, tomaram posse também os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da AMBEP (veja a lista de nomes abaixo).

Conselho Deliberativo
Colégio Eleitoral com sede em Curitiba
Titular: Érico Elias Ignácio da Costa
Suplente: Antonio Cesar Machado

Colégio Eleitoral com sede em Belo Horizonte
Titular: Jackson Fernando de Sá Cordeiro
Suplente: Marco Antônio Minafra

Colégio Eleitoral com sede em Aracaju
Titular: Antonio Francisco de Souza
Suplente: Silvio Santana de Albuquerque

Colégio Eleitoral com sede em São Paulo
Titular: João Alberto Lazarim

Colégio Eleitoral com sede no Rio de Janeiro
Titular: José Luiz de Sousa Gomes
Suplente: Roberto Barreto Sobral

Colégio Eleitoral com sede em Natal
Titular: Manoel Pereira Campos
Suplente: Álvaro Costa Salmito

Colégio Eleitoral com sede em Salvador
Titular: Nival Ricardo Marinho
Suplente: Laudelino de Oliveira Silva

Colégio Eleitoral com sede em Santos
Titular: Francisco Ubaldo Vieira
Suplente: Roberto Retz Peres

Conselho Fiscal

Titular: Célia Regina Carvalho de Souza
Suplente: Elisa Cardoso Costa

Titular: Marcilio Mesquita Alves
Suplente: Marlene Neves Pereira

Titular: Roberto Cid Loureiro
Suplente: Almir Teixeira de Oliveira

O Presidente do Conselho Deliberativo agradeceu a excelente prestação de serviços da diretoria anterior e destacou o trabalho desempenhado. “A antiga diretoria deixou o legado de inestimável valor: apesar das dificuldades, a AMBEP conseguiu manter o quadro social agregado e consciente da gravidade do momento. Esse trabalho permitiu que a Associação pudesse atravessar a turbulência provocada pelo PED da Petros sem causar danos e sem prejudicar quaisquer das suas atribuições”, enalteceu. E acrescentou: “A diretoria que hoje assume os destinos da AMBEP tem uma enorme responsabilidade de manter os padrões atingidos pela Associação, bem como agregar cada vez mais todo o quadro social, para que possamos atravessar as tempestades que virão e atingirão todos os participantes do PPSP da Petros”.

O Sr. Omar Cardoso Valle, presidente da gestão anterior, também discursou na ocasião e fez um balanço da gestão. “Nossa maior atenção nesses três anos foi nos transtornos causados pelo PED que, nos levou a contratar o Escritório Santoro Advogados e protocolar a Ação Civil Pública, participamos também como ‘litisconsortes’ em ação da Fenaspe e outras associações, e da proposta alternativa ao PED, elaborada em conjunto com outras entidades. Paralelamente, demos prosseguimento às nossas atividades sociais e auxiliamos os nossos associados nos processos de recadastramentos e nas solicitações online de reembolsos da AMS”, relatou.

Já para o novo presidente, Sr. Julio Guedes da Conceição, a grande responsabilidade da diretoria daqui em diante é seguir com a defesa dos direitos dos associados. “Temos consciência das enormes dificuldades que afetam todos os nossos 34 mil associados, sejam eles participantes, ativos, aposentados ou pensionistas, em consequência do PED. Sem descuidar da promoção do convívio social, precisamos atuar no sentido de encontrar alternativas que minimizem os impactos desse equacionamento, resultado de um déficit que, em grande parte, foi consequência dos desmandos de dirigentes nomeados pela nossa Patrocinadora Instituidora da Petros: a Petrobras. Portanto, temos que unir esforços para reduzir, e muito, o comprometimento da renda, face ao brutal desconto que vem ocorrendo desde março de 2018 em nossos contracheques. Esse é o cerne da questão. Combatê-lo é nosso objetivo”, ressaltou Julio Guedes da Conceição em seu discurso de posse.