Eleições 2018: exerça seu direito com consciência

Desde o seu descobrimento, em 1500, o Brasil foi gerido por diferentes tipos de governo, entre eles o colonialismo, o imperialismo, a república, o regime militar e o presidencialismo, nosso modelo atual. As primeiras eleições no país foram realizadas em 1821 para escolher deputados da corte de Lisboa. No entanto, apenas em 1881, com a criação da Lei Saraiva, na ‘República Velha’, o voto indireto foi abolido e as eleições diretas foram estabelecidas.

Agora, prestes a elegermos o 38° presidente da história do Brasil, precisamos ficar atentos aos candidatos para tentar fazer a melhor escolha para o país. Ainda está na dúvida sobre em quem votar? Fique atento às nossas dicas e pense bem antes de escolher seu candidato. Votar é um direito, mas votar com consciência é um dever de todos nós.

  1. Conheça os candidatos

No período de eleições, os candidatos costumam fazer inúmeras promessas para conquistar mais votos. Por isso, é fundamental ser crítico, rever seu histórico político e observar suas atitudes. Veja ainda quais trabalhos já foram desenvolvidos pelo candidato, suas ideologias e aliados políticos.

  1. Fique por dentro dos Programas de Governo dos candidatos

Idealizados pelas equipes técnicas, esses planos incluem propostas para a geração de empregos, o desenvolvimento socioeconômico, a ampliação do acesso à saúde, saneamento básico e educação. Enquanto eleitores, nossa obrigação é conhecer esses programas, seus benefícios e impactos para o país.

  1. Acompanhe e monitore seu candidato

Hoje, temos mais acesso a informações e isso nos permite ficar cada vez mais atentos a notícias sobre os candidatos. Em período eleitoral, os canais de comunicação tornam-se ainda mais importantes para conhecermos o histórico dos políticos. Além de acompanhá-los em suas redes sociais e pelos portais dos partidos, procure informações em veículos de comunicação conceituados e no site da Justiça Eleitoral.

Para ajudar nesse monitoramento, dois aplicativos gratuitos foram lançados. Um deles é o ‘Detector de Corrução’, que possibilita o usuário fotografar o candidato e registrar sua imagem. Em seguida, o app identifica o político e lista quais processos de corrupção ou improbidade administrativa ele responde na Justiça.

Já o aplicativo ‘Meu Deputado’ permite acompanhar as atividades dos deputados federais com apenas alguns toques. Por meio dele, é possível conferir sua assiduidade no Congresso, as despesas orçamentárias realizadas ao longo do ano, seus salários e auxílios, e como eles se posicionaram diante de projetos de leis que foram votados. As informações disponíveis no app fazem parte do banco de dados da Câmara dos Deputados.

  1. Atenção aos gastos públicos

Como brasileiros, somos responsáveis pelo destino do nosso país. Por isso, cobrar a realização das promessas feitas em campanhas eleitorais e o uso correto dos impostos recolhidos também é nosso papel. No Portal da Transparência, o visitante tem livre acesso a dados e informações sobre o orçamento anual do país, as despesas e as receitas dos poderes públicos.