Retirada do limitador operacional do teto: Petros disponibiliza consulta

A Petros disponibilizou na área restrita do seu portal uma ferramenta que permite que os participantes do PPSP, do Plano Ultrafértil e Plano Lanxess verifiquem se fazem parte do grupo que teve o benefício afetado pelo limitador operacional do teto de 90%. Além de permitir que o participante confirme se terá o benefício revisto, a ferramenta também informa quando a revisão será feita e, nos casos em que houver correção, quando os novos valores começarão a ser pagos.

Para acessar a área do participante, faça seu login com matrícula Petros e senha.

O que é o limitador operacional do teto do PPSP

É um mecanismo que limitava a renda da aposentadoria (benefício Petros + benefício do INSS) dos participantes dos três planos a 90% do teto. Esse teto representa o valor máximo que o aposentado ou pensionista pode receber e, além de ser corrigido anualmente, também varia de acordo com a data de adesão ao plano. A retirada do limitador foi determinada pelo Conselho Deliberativo da Petros.

Para quem aderiu a um dos planos até 14/04/1982, o teto é de R$ 25.943,48, e para quem assinou o contrato a partir dessa data é de R$ 16.593,93.

Quem tem direito

A mudança só afeta aposentados e pensionistas que, na época da concessão do benefício, tiveram o valor fixado em 90% do teto previsto no regulamento do plano por causa do limitador. Dos quase 65 mil aposentados e pensionistas dos três planos, cerca de 9.500 terão os benefícios reajustados por causa da retirada do limitador.

Saiba mais:
Acesse aqui a área de perguntas e respostas do Portal Petros

Leia mais:
Petros retira limitador do teto do PPSP

Fonte: Portal Petros