Atividade física: principais cuidados e benefícios

beneficios-da-atividade-fisica

A prática de exercícios físicos é cada vez mais comum entre os idosos. Com o aumento da expectativa de vida no país, de 62 para 75 anos, muitos paradigmas vêm sendo quebrados e a população está mais preocupada com as questões da longevidade, saúde e qualidade de vida.  Em função disso, a atividade física está ganhando espaço na vida dos idosos.

Os benefícios são incontáveis, principalmente para o coração, já que melhora o sistema cardiovascular com a redução da sobrecarga arterial e da pressão do músculo cardíaco para bombear o sangue pelo corpo. No entanto, vale o alerta de que cuidados precisam ser tomados antes de iniciar qualquer exercício físico. Os idosos devem procurar orientação de um especialista, de preferência cardiologista, para investigar se há problemas no coração ou patologias associadas, que vão desde hipertensão arterial a síndrome coronariana aguda ou insuficiência cardíaca, podendo interferir no desempenho físico.

Outro ponto importante é seguir as recomendações de um profissional habilitado para orientar e supervisionar as práticas, de acordo com o tipo físico de cada um e, caso haja, alguma patologia. Sobre as indicações das melhores atividades variam de caso para caso, mas caminhadas, hidroginástica e pilates são boas alternativas e muito praticadas entre os idosos.

Estar bem alimentado e hidratado antes e depois do treino garante também melhor de recuperação e menos riscos de lesões musculares. O ideal é ingerir carboidratos, como batatas e mandioquinhas, pelo menos duas horas antes do início do exercício, para que não haja riscos de hipoglicemia. No pós-treino, é importante ingerir nutrientes que reponham a energia perdida e favoreçam a recuperação dos tecidos, como proteínas (carnes magras e soja), verduras e legumes frescos, além de beber bastante água antes, durante e depois da prática.