AMBEP Petrópolis: Imagine o Mundo em Paz

natal 5

Neste final de 2015, presenciamos momentos difíceis em nosso país e no mundo. No Brasil, vimos pela televisão, recentemente, a tragédia da cidade de Mariana, onde a cidade foi tragada pelo rompimento de duas barragens, deixando inúmeras famílias sem suas casas, sem escola, sem posto de saúde, sem trabalho, sem o bem mais precioso para os seres vivos, a água.

No mundo, vimos o atentado na França, que matou inúmeras pessoas, apenas pelo fato de estarem se divertindo com seus amigos, após uma semana de trabalho. Assim sendo, lembramos a importância de valores como a solidariedade, a igualdade e a fraternidade, como valores maiores da humanidade.

 No caso de Mariana, sabemos por experiência própria como é importante atender às recomendações da Defesa Civil, para evitarmos que tragédias continuem acontecendo. Conhecemos bem a solidariedade do povo petropolitano, que conseguiu reconstruir a cidade após enchentes, como por exemplo, em 1988, 2001 e 2011.

 Percebemos no atentado da França, que as motivações são as questões religiosa e social, onde os imigrantes sentem-se excluídos, marginalizados.

 No Brasil e em Petrópolis estes fatos nos parecem estranhos, pois a nossa cidade foi fundada por alemães e colonizada por diversos povos que fugiam das guerras na Europa, ou seja, suíços, franceses, espanhóis, italianos, portugueses, japoneses, sírios e libaneses, judeus, católicos e protestantes. Aqui, todos se respeitam e convivem harmoniosamente.

Pensando nisto, procuramos, através da música, uma maneira de destacar o quanto é importante o respeito e a solidariedade entre os povos, as diversas culturas e religiões.

Em homenagem a todos aqueles que influenciaram a nossa cultura e nos transmitiram valores importantes, como a perseverança, o trabalho e o respeito à diversidade,  vamos lembrar  a música “Imagine“, de John Lennon, que representa  o que seria  “Todas as Pessoas Vivendo em Paz.”