Xadrez: a receita certa para manter a memória em dia

xadrez

A iniciativa oportuna da AMBEP Campinas que acaba de introduzir uma modalidade esportiva que resgata a qualidade de vida e a auto-estima, além de revigorar o raciocínio e o pensamento crítico, elevando a capacidade de análise do pensar. Estes são alguns dos muitos benefícios para os praticantes do jogo de xadrez para a Melhor Idade.

O grupo formado por ambepianos tem o ponto de encontro na Representação de Campinas (Rua Barão de Jaguara, 655/15º salas 1501,1502,1504,1509 e 1510 – Centro), às quartas-feiras, das 14h30 às 16h. Não é preciso ter conhecimento prévio do jogo de xadrez, os primeiros passos do aprendizado o associado adquire no acompanhamento do Curso ministrado pela nossa sócia Eneida e, melhor, é gratuito.

Primeiros passos

O aprendizado de xadrez contribui para que as pessoas sejam capazes de enfrentar diversos tipos de desafio. O jogo exige estratégia e raciocínio, o que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico; ele requer do jogador uma elevada capacidade de análise de consequências, o que demanda dele disciplina, responsabilidade, desenvoltura, velocidade de ação e maturidade de intelecto. O xadrez, como as palavras cruzadas, pode beneficiar pessoas de todas as idades, prevenindo a perda de memória e aprimorando a capacidade de compreensão.