Prova de vida do INSS: saiba como funciona

Anualmente, os aposentados e pensionistas do INSS precisam anualmente comprovar que está vivo para receber os valores pagos pelo instituto. A prova de vida é um procedimento obrigatório para todos os segurados do INSS que recebem o pagamento por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Esse procedimento é exigido para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Mas você sabe o que é e como funciona?

Para fazer a prova de vida, o segurado deve comparecer pessoalmente a uma agência do banco pagador do benefício ou fazer o procedimento por procuração. O que levar para fazer o procedimento? É preciso apresentar um documento de identificação com foto, como RG, carteira de trabalho ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Há casos de instituições financeiras que utilizam a biometria para fazer o procedimento.

Os beneficiários do INSS devem consultar diretamente seu banco pagador para saber quando devem fazer essa comprovação. Caso esteja impossibilitado de comparecer, como fazer essa prova? É possível fazê-la com procuração para os seguintes casos:

  • Para quem está fora do país por motivo de viagem
  • Para portadores de doenças contagiosas
  • Para quem tem dificuldade de locomoção
  • Para quem tem mais de 80 anos

É importante destacar que é preciso cadastrar a procuração no INSS antes de ir ao banco. Para isso, é preciso agendar um atendimento pelo telefone 135, pelo site Meu INSS e aplicativo de celular (App Store ou Google Play).

Vale ressaltar que quem não fizer a prova de vida no final de 12 meses da última comprovação terá seu pagamento bloqueado. Após seis meses sem comprovação de vida, o benefício é cessado. Para voltar a receber, é preciso fazer a comprovação de que está vivo.

Suspensão por conta do Coronavírus
O INSS anunciou no dia 12 de março que estão suspensas por 120 dias as provas de vida anuais obrigatórias. A medida tem o objetivo de reduzir os riscos de contágio pelo novo Coronavírus entre aposentados e pensionistas da Previdência.