Projetos patrocinados pela Petrobras iniciam atividades no interior do Amazonas

Cinco projetos sociais do interior do Amazonas, contemplados pela seleção pública Integração Petrobras Comunidades, foram assinados com a Petrobras e vão começar as atividades nas cidades de Carauari, Tefé e Coari. As ações englobam atividades de educação ambiental, manejo sustentável, economia solidária, comunicação, transporte fluvial e hortifrutigranjeiro.

O projeto “Comércio Ribeirinho Solidário II”, da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc) vai promover a certificação do pirarucu e o manejo sustentável do açaí, importantes atividades da economia local. O projeto “Energia renovável nas ondas do rádio”, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, consiste em promover conhecimento de energias renováveis, a aplicabilidade de energia fotovoltaica e o protagonismo do processo comunicativo comunitário para jovens de áreas urbanas e rurais de Tefé.

Em Coari, foram contemplados três projetos. A Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Aproducida) ampliará o escoamento e comercialização de hortifrutigranjeiros. A Associação dos Aquicultores de Coari produzirá alevinos de peixes amazônicos na Unidade de Produção de Alevinos de Coari para abastecer as pisciculturas familiares da cidade. E a Cooperativa dos Profissionais de

Transporte Fluvial de Coari promoverá cursos de qualificação profissional para futuros trabalhadores do transporte aquaviário do município.

Petrobras Integração Comunidades

Criada em 2008, a Integração Petrobras Comunidades é uma seleção pública voltada para o desenvolvimento de iniciativas em comunidades do entorno das unidades da companhia. Por meio dela, a empresa reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua, além de promover a  democratização do acesso a esses recursos e a transparência na escolha dos projetos selecionados.

Cinco projetos sociais do interior do Amazonas, contemplados pela seleção pública Integração Petrobras Comunidades, assinaram contrato com a Petrobras e vão começar as atividades nas cidades de Carauari, Tefé e Coari.

(Fonte: O Girassol Online -TO, 21/7/2014)