Posto da AMBEP anuncia programação imperdível no 2º semestre em Petrópolis

petropolis eventos

O roteiro imperdível anunciado pelo Posto da AMBEP, na Região Serrana, começou dia 5 de agosto e fechará com Chave de Ouro em dezembro com o Natal Imperial com várias atrações para os ambepianos e toda a população residente na Região Serrana e turistas. A programação inclui, entre outros eventos, espetáculos artísticos, destacando-se os corais da cidade, a chegada do Papai Noel, festival de filmes, autos de Natal, feira de artesanato e de culinária.

Circuito Gastronômico Internacional Olímpico

5 a 28/08 – restaurantes de Petrópolis

Restaurantes e bistrôs associados ao PC&VB apresentam a rica gastronomia de Petrópolis, inspirada na culinária dos países participantes dos Jogos Olímpicos.

Realização: Petrópolis Convention & Visitors Bureau

Bunka-Sai – Festival da Cultura do Japão

25 a 28/08 – Praça da Liberdade – Centro Histórico

Apresentações culturais e de artes marciais, comidas típicas, danças folclóricas e modernas e oficinas de iniciação às diversas artes nipônicas fazem parte da programação, que celebra o importante papel de Petrópolis na história da imigração japonesa no Brasil. Entrada franca.

Parceria: Associação Nikkei de Petrópolis

SETEMBRO

Serra Serata – A Festa Italiana de Petrópolis

16 a 25/09 – Praça da Liberdade -Centro Histórico

A cenografia de uma autêntica piazza italiana nos transporta à Bella Italia, homenageando os imigrantes italianos e celebrando suas tradições, com atrações musicais, bailes, teatro, danças típicas, a Casa de Cultura Imperatriz Teresa Cristina, barracas de culinária e artesanato. Entrada franca.

OUTUBRO

7º Imperial Moto Fest e Encontro Nacional de Motociclistas

07 a 09/10 – Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes – Itaipava

Realização: Associação de Motociclistas de Petrópolis

Promove a confraternização de motociclistas de todo o Brasil, dando oportunidade ao público de apreciar os inúmeros modelos e marcas. Há programação diária de shows musicais, além de estandes de alimentação e de acessórios. Entrada franca.

Dia das Crianças

12/10 –Em áreas públicas de Petrópolis

Programação variada com atividades lúdicas e educativas, animadores infantis, distribuição de brinquedos etc.

Festa do Padroeiro São Pedro de Alcântara

15 e 16/10 –Catedral São Pedro de Alcântara

Tradicional festa ao redor da Catedral para comemorar o Dia do Padroeiro (19/10), com barracas de comidas típicas de vários estados e dos países Alemanha, Portugal, Itália e Espanha (terra natal de São Pedro de Alcântara), além de barraca de artesanato da cidade e butique da juventude.

NOVEMBRO

Pic Nic na Serra, Baile do Zéh Pretim

05/11 – Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes – Itaipava

Uma tarde na Serra com uma decoração pitoresca que incentiva a amizade e a integração entre as pessoas. Música, gastronomia e o ar da serra farão deste encontro um sucesso.

 

16º Petrópolis Gourmet

10 a 20/11 –Centro Histórico, Itaipava e arredores

Destaca a diversidade e riqueza da gastronomia do Vale dos Gourmets. Reúne renomados chefs da gastronomia local e nacional com oficinas, programação cultural, degustações, menus especiais em restaurantes e mercado de produtos locais.

Festa da Cultura Afro-Brasileira

18 a 20/11 –Praça da Liberdade

Palestras, narração de histórias, apresentações artísticas, rodas de Capoeira e de Maculelê, barracas de comidas típicas e artesanato temático, celebrando o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), em homenagem a Zumbi dos Palmares.

DEZEMBRO

Festival Rock the Mountain

03/12 – Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes – Itaipava

Novas bandas e atrações internacionais tocam as músicas mais ouvidas durante o ano, inspirado no conceito de “coachella” Califórnia, onde as pessoas chegam cedo e curtem o dia, com direito a bang jump, balão, food truck e diversas atrações.

 

Natal Imperial

dezembro – Centro Histórico e distritos

Programação com espetáculos artísticos, destacando-se os corais da cidade, a chegada do Papai Noel, festival de filmes, autos de Natal, feira de artesanato e de culinária, iluminação artística e decoração temática nos principais pontos turísticos e ruas do Centro Histórico.

EVENTOS PERMANENTES

São realizados todos os meses

Deguste – Feira de Cervejas Artesanais de Petrópolis

30/1, 12/3, 9/4, 14/5, 11/6, 9/7, 13/8, 10/9, 8/10, 12/11, 10/12

Praça Visconde de Mauá – Centro Histórico

Evento mensal para exibição e degustação das cervejas artesanais e industrializadas produzidas em Petrópolis e na região, visando estimular e fortalecer o Circuito Cervejeiro de Petrópolis.

Realização: Deguste