Petrobras tem novo presidente e mudanças na Administração

A Petrobras anunciou seu novo presidente, Roberto Castello Branco, após a aprovação do Conselho de Administração, em reunião realizada no dia 21 de dezembro. Ivan de Souza Monteiro será dispensado do cargo de Presidente da companhia, em 31 de dezembro. Ele, por sua vez, apresentou sua renúncia à posição de Conselheiro de Administração da Petrobras, também com efeito em 31/12.

Na ocasião, o Conselho aprovou a dispensa de Nelson Luiz Costa Silva, do cargo de Diretor Executivo de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão, Jorge Celestino Ramos, do cargo de Diretor Executivo de Refino e Gás Natural, Solange da Silva Guedes, Diretora Executiva de Exploração e Produção, e Eberaldo de Almeida Neto, Diretor Executivo de Assuntos Corporativos, que ocuparão interinamente essas posições, respectivamente, até que novos nomes de diretores sejam deliberados pelo Conselho, dentro do prazo de 90 dias.

Roberto Castello Branco é graduado em economia, com doutorado na Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE) e pós-doutorado na University of Chicago. Participou de programas de treinamento executivo da Sloan School of Management (MIT) e International Institute for Management Development (IMD). É professor afiliado da EPGE (FGV), atuando também como diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico dessa instituição. Foi diretor na Vale S.A., Banco Central do Brasil, Banco Boavista, Banco Boavista Investimentos e Banco InterAtlântico. Foi membro do Conselho de Administração da Petrobras entre maio de 2015 e abril de 2016, GRU Airport e Invepar, assim como membro do Conselho Diretor da ABRASCA, Diretor da Câmara Americana de Comércio (RJ) e membro do Conselho de Administração do IBEF e do Conselho Curador da FGV. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, presidente executivo do IBMEC e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Publicou artigos em revistas acadêmicas e jornais de grande circulação e foi palestrante em conferências realizadas no Brasil e no exterior (EUA, Reino Unido, Canadá, Hong Kong, Shangai, Cingapura e Sidney). Autor do livro “Crescimento acelerado e o mercado de trabalho: a experiência Brasileira”.

Fonte: Petrobras