Petrobras escolherá novo diretor nesta terça

Novo diretor

Nova diretoria atuará para evitar e detectar fraudes e corrupção na empresa

O conselho de administração da Petrobras reúne-se nesta terça (13) para escolher o titular da recém-criada Diretoria de Governança, Risco e Conformidade, que atuará para evitar e detectar fraudes e corrupção na empresa.

A criação da diretoria foi anunciada pela presidente da Petrobras, Graça Foster, no rastro das denúncias da Operação Lava Jato.

O novo executivo vai acompanhar contratos para assegurar o cumprimento de leis e normas internas. Os conselheiros escolherão entre três nomes selecionados por uma consultoria especializada.

A Folha apurou que Foster convidou empresas sócias da Petrobras na exploração do pré-sal para que apresentassem suas políticas de combate e prevenção de fraudes –o que, no mundo corporativo, é chamado de “compliance”.

O presidente da petroleira britânica BG no Brasil, Nelson Silva, foi recebido por Foster, e um diretor da Shell também foi à companhia se reunir com outros diretores.

Além disso, 220 gerentes foram apresentados ao manual do Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção.

O novo diretor será o oitavo da diretoria executiva, incluindo a presidente. Em 2013, a Petrobras pagou R$ 10,7 milhões aos sete executivos, média de R$ 1,6 milhão para cada.

(Fonte: Folha de S. Paulo, 13/01/2014)