Petrobras economiza cerca de U$ 2 bilhões na construção de poços marítimos

tempo

Entre os anos de 2013 e 2015, a Petrobras conseguiu economizar aproximadamente U$ 2 bilhões na construção de poços marítimos com a implantação do PRC-Poço, um programa dedicado exclusivamente para a redução de custos nessa atividade. O resultado foi considerado expressivo, já que cerca de 30% dos investimentos destinados à implantação dos projetos da área de Exploração e Produção da empresa são voltados para a construção e avaliação de poços.

Essa economia só foi possível devido à redução progressiva do tempo de construção dos poços marítimos, já que a cada dia economizado foi transformado em milhares de dólares poupados com aluguel de sondas mobilizadas para a perfuração e completação (preparação para colocar os poços em produção), logística e outros serviços.

Em 2010, a duração média da construção era de aproximadamente 310 dias. De lá pra cá, a estatal acumulou grande experiência e reduziu para o tempo médio total de 92 dias, uma redução de cerca de 70% entre 2010 e 2016. A utilização de tecnologias de ponta também favoreceu a redução de tempo, como a utilização de sondas de última geração que operam de forma automatizada, brocas especiais para rochas carbonáticas e uso de informações em tempo real -, combinadas a um esforço concentrado em gestão de pessoas, projetos, processos, tecnologias e contratos.

O programa PRC-Poço está em constante evolução e seu principal legado é fazer a integração multidisciplinar das áreas da Petrobras e fornecedores, buscando envolver especialistas em reservatórios, logística, suprimento, contratação e projetos, entre outros. O programa também permitiu reduzir o tempo não produtivo das sondas de perfuração (downtime), aumentando sua disponibilidade para as operações.

Fonte: Site Fatos e Dados da Petrobras