O brasileiro está cada dia mais conectado e engajado no uso da internet e das novas tecnologias. Em recente pesquisa realizada pela Ericsson Consumer com 2,5 mil pessoas, entre 15 e 69 anos, revelou que 60% dos brasileiros com idade entre 60 e 69 anos disseram que hoje usam muito mais as redes sociais do que há um ano. 60% disseram o mesmo em relação ao uso de comunicadores instantâneos. E 57% sobre o hábito de pesquisar preços online. Todos esses percentuais ser referem apenas ao grupo na faixa etária de 60 e 69 anos.
O uso de smartphones entre os idosos brasileiros é de 40%. Dentro desse grupo, 40% afirmam usar algum serviço de comunicação instantânea móvel diariamente e 60%, semanalmente. Além disso, 16% fazem compras pelo dispositivo pelo menos uma vez por mês e 13% realizam pagamentos pelo smartphone pelo menos uma vez por semana.
A pesquisa também levantou que 22% dos brasileiros entre 60 e 69 anos já fazem metade ou mais da metade de suas compras online. E 52% disseram que metade ou mais da metade das mensagens que enviam são via Internet, principalmente pelo Whatsapp e Facebook. Por fim, 42% declaram que metade ou mais da metade de suas atividades bancárias são feitas via Internet.
Vale ressaltar que, geralmente, é algum filho ou neto quem compra um smartphone, baixa os aplicativos e realiza as configurações necessárias para o idoso utilizá-lo.