O que é permitido levar na bagagem de mão

Nada mais desagradável do que estar com as malas prontas para despachar no aeroporto e lembrar que sua bagagem de mão tem algum objeto proibido. Não resta outra alternativa que abrir a mala grande, guardar tudo e só assim despachá-la. Para evitar esse momento de estresse, conheça algumas regras básicas para preparar a mala de mão e não ficar com vergonha quando tiver que passar pelo raio x.

O que não pode ser levado na bagagem de mão — comidas e bebidas
O que for adquirido antes de passar pelo controle do aeroporto não pode ter mais que 100 mililitros. Com relação a comidas sólidas, elas não podem ultrapassar 100 gramas. Bebidas alcoólicas estão totalmente proibidas. Se quiser beber algo, espere entrar no avião e peça para as aeromoças – no caso de voos de internacionais, que disponibilizam bebidas alcoólicas.

Ferramentas e produtos químicos
A grande maioria de ferramentas como alicates, martelos e machados estão proibidos nas bagagens de mão. É até meio óbvio, porque normalmente as pessoas não costumam viajar com um machado na bolsa, não é mesmo? Mas é sempre bom garantir, porque nunca se sabe. Da mesma forma, produtos químicos como sprays (para o cabelo, por exemplo), cloro, acetona e vários
outros também são proibidos.

Objetos cortantes e armas de fogo
Todos os objetos que sejam pontiagudos estão terminantemente proibidos dentro do avião. As armas de fogo também, por mais estranho que possa parecer alguém levar uma para o avião. Não custa lembrar!

O que você acha que não pode levar na bagagem de mão, mas é permitido
Existem alguns objetos que deixam qualquer viajante em dúvida sobre onde guardá-los para viajar de avião. Portanto, saiba que guarda-chuva, pinça, tesoura sem ponta, líquidos em embalagens medicinais, e em poucas quantidade, e alguns cosméticos como batons e desodorantes estão permitidos na mala de mão.

O que pode ser levado na bagagem de mão
Tirando todos os objetos citados acima (que são proibidos), vários outros podem ser levados na bagagem de mão – inclusive produtos/acessórios para bebê e criança, como leite e outros líquidos. Medicamentos essenciais também estão completamente liberados, mas é necessário apresentar a receita médica no balcão de embarque, caso seja exigido.

Aparelhos eletrônicos
Os aparelhos eletrônicos podem ser levados tranquilamente na bagagem de mão, inclusive ajudam a passar o tempo quando a viagem é longa e o avião não tem entretenimento. Na verdade, é recomendado pela companhia aérea levá-los junto com o passageiro para evitar o perigo de quebrar.

Tamanho da mala
Um detalhe muito importante a respeito da bagagem de mão é o tamanho que ela deve ter. Cada companhia aérea tem medidas exatas para esse tipo de mala e, além disso, há um limite de peso que deve ser respeitado. Para não ter problemas com ela e não precisar pagar o excesso de bagagem, é importante consultar o site oficial da companhia aérea que vai viajar antes de ir para o aeroporto e conferir as regras.

(Fonte:Decolar.com, 14/03/14)