Luz do computador pode levar a danos na visão

Colírios podem ajudar a combater o cansaço e o ressecamento dos olhos

Muito tempo de exposição diante de telas resseca e cansa os olhos
De dor nos olhos e visão turva a dores de cabeça, os médicos têm um termo genérico para qualquer desconforto induzido por telas: a “síndrome da visão do computador”. Com informações do site da revista Time.

Quem explica é Joshua Dunaief, oftalmologista da University of Pennsylvania. Ele informa que a as causas para este quadro são inúmeras, desde de óculos impróprios até telas muito brilhantes.

Mas na maior parte dos casos, qualquer problema neste sentido pode ter duas origens: ou os olhos estão ficando muito ressecados, ou estão cansados.
Ele explica que pequenos músculos dentro do globo ocular mudam o formato da lente do olho, com o objetivo de trazer o que você está olhando para o foco. “Depois de horas sentado na frente da tela do computador, estes músculos ficam cansados de focar em um ponto fixo”, explica.

O especialista complementa que, em alguns casos, os músculos ficam tão fadigados que já não conseguem se concentrar. Dunaief observa que pesquisas têm mostrado que as pessoas que costumam ler ou trabalhar online tendem a piscar menos, o que conduz a olhos secos, lacrimejamento ou sensação de irritação.

Longo prazo
Embora a maioria destes problemas desapareça quando nos afastamos por algumas horas do computador, podem ocorrer problemas em longo prazo.
O especialista afirma que há evidências que mostram que a luz forte pode trazer danos irreversíveis à retina.
Sentar-se muito perto da tela, ou segurar o telefone muito perto do rosto, também pode trazer alguns problemas. “Algumas pessoas não percebem isso, mas quando estamos olhando algo muito de perto, é quando os nossos olhos estão trabalhando mais pesado”, explica Joan Portello, professor e pesquisador da University of New York School of Optometry.
Ambos os especialistas afirma que estudantes que passam muito tempo debruçados em livros didáticos tendem a se tornar míopes, sendo que os usuários frequentes de computador podem ter problemas parecidos.

Cuidados
Especialmente se você tiver mais de 40 anos, é preciso estar atento à visão e procurar pelos óculos corretos. “Um optometrista pode indicar óculos especificamente feitos para o uso no computador e facilitar o trabalho dos olhos”, diz Portello.
Outras recomendações são escurecer a tela e mantê-la distante dos olhos. Colírios também podem ajudar a trazer conforto para os olhos.
Um outro exercício é, a cada 20 minutos, olhar por 20 segundos longe da tela, para que os músculos relaxem um pouco.

(Fonte: Terra, 04/09/2014)