INSS alerta: 1,4 milhão não fizeram prova de vida

prova de vida

A Petros informa que os aposentados e pensionistas que recebem o benefício previdenciário diretamente do INSS, devem fazer recadastramento e prova de vida. O prazo expira dia 31 de dezembro.

Quase 1,4 milhão de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda não fizeram sua prova de vida e renovação de senha, procedimento necessário para evitar que o pagamento do benefício seja suspenso. O prazo para fazer a prova de vida e a nova senha expira em 31 de dezembro.

A AMBEP preocupa com os participantes assistidos que não fazem parte do convênio INSS/Petros, indagou à Gerência de Comunicação e Relações Institucionais da Petros, que nos informou que “os aposentados e pensionistas que recebem o benefício previdenciário diretamente do INSS, devem fazer o recadastramento/prova de vida”, acrescentando que “normalmente esse recadastramento é feito na agência bancária onde o benefício é depositado mensalmente. Para mais detalhes sobre esse processo, a Fundação que o segurado entre em contato com o telefone 135 da Previdência Social.

Segundo balanço do INSS, a maior parte dos beneficiários que ainda precisam fazer o procedimento está em São Paulo, com mais de 340 mil. A prova de vida e renovação da senha devem ser feitas no banco em que o segurado recebe o benefício. Elas são realizadas mediante a apresentação de um documento com foto na agência em que o beneficiário recebe os recursos do INSS.

Os bancos estão informando os clientes que recebem o benefício da necessidade da atualização das senhas. A ação é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Sem fazer a renovação da senha, o pagamento do benefício poderá ser interrompido.

(Fonte: com informações extraídas da Folhapress, 4/11/2014)