Gildo dos Santos recebe Medalha da Vitória em honra à participação na II Guerra

Do alto dos seus 95 anos, o associado Gildo dos Santos, de Belém (PA), tem muita história boa para compartilhar com amigos e familiares. A última delas aconteceu recentemente, no dia 10 de julho, quando recebeu em sua casa a Medalha da Vitória, o Diploma e o Histórico do Exército em honra à sua participação na Segunda Guerra Mundial.

Com excelente memória, Gildo nos contou em detalhes sobre a trajetória pela Guerra, seguida da sua experiência na Petrobras e na AMBEP. “Tinha 18 anos quando fui convocado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). Fui para o Rio de Janeiro e de lá embarquei no navio USS General W. A. Mann com oito mil soldados. Graças a Deus não fomos torpedeados e chegamos à Itália. Lá participei da Batalha de Monte Castello”, conta. E acrescenta: “Foram longos seis meses. Agora veio o reconhecimento pela missão. Foi uma honra receber a medalha diante dos meus familiares.”

Quando retornou ao Brasil, Gildo já tinha recebido baixa do Exército e voltou para Belém, quando começou a trabalhar na Prefeitura da cidade. De lá, foi para Petrobras onde trabalhou até 1997 na área de segurança da Unidade, quando se aposentou. “Sou ambepiano desde 1985. Até hoje participo das reuniões às quartas-feiras. Estou sempre lá. Gosto e acho importante participar”, ressalta o associado.