Excesso de sódio nos alimentos: como evitá-lo

O sódio costuma ser o vilão na dieta do brasileiro. Por estar presente em muitos alimentos, é também o principal componente do sal de cozinha. Quando está sozinho ou misturado com outras substâncias, ele pode ser levemente salgado ou não ter gosto de nada. E é daí que vem o perigo, já que você não percebe a presença do mineral em algumas guloseimas.

Vale lembrar que o sódio é essencial às funções básicas do corpo, sendo responsável por regular o ritmo cardíaco e o volume de sangue no organismo. Mas o seu consumo excessivo pode causar ou agravar várias doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário recomendado é de 2 gramas de sódio (menos de 1 colher de chá rasa de sal), no máximo. Os brasileiros, em média, ingerem entre 4 e 6 gramas do mineral por dia.

Para evitar os exageros e o aparecimento de doenças, como obesidade, hipertensão, osteoporose e problemas renais, entre outros, controlar o consumo é fundamental. Confira aqui os quatro primeiros passos rumo à alimentação mais saudável:

Primeiro passo:
Abandone o hábito de colocar o saleiro na mesa ou usar os envelopinhos do restaurante. Na hora de cozinhar, invista em temperos alternativos, como orégano, hortelã, salsinha, cebolinha, limão, alho, cebola ou azeite.

Segundo passo:
Dobre a atenção na hora das compras. Estima-se que 75% de todo o sódio que consumimos diariamente venha de itens processados industrialmente, com destaque para conservas, embutidos, alimentos em salmoura (picles, azeitonas), mostardas, ketchup, shoyu, enlatados, temperos prontos, misturas para sucos e sopas em pó. Portanto, prefira sempre alimentos frescos, como frutas, legumes, grãos integrais e laticínios.

Terceiro passo:
Tenha sempre em mente que os produtos diet e light muitas vezes têm concentrações maiores do mineral em comparação às versões comuns. Quando o açúcar é substituído, há necessidade de acrescentar ainda mais sódio. Portanto, o melhor é ficar de olho nas tabelas nutricionais dos alimentos.

Quarto passo:
Andar com uma garrafinha de água a tiracolo também é uma excelente opção. Com uma boa hidratação, o organismo retém menos sódio. Saiba que a versão sem gás é a que tem o teor adequado do mineral.