Cursos para fazer na terceira idade

 

natal

A nova geração da terceira idade é bem disposta e ativa. Muitos aproveitam essa fase da vida para voltar a trabalhar, viajar, namorar e se reinventar. Manter a saúde física e mental é primordial para isso. Quando o idoso troca experiências, estuda ou pratica qualquer tipo de atividade física sente-se mais jovem e com saúde para aproveitar a melhor idade. Confira, abaixo, cinco cursos que contribuem para uma vida mais saudável:

Artes Plásticas
Aqui, a regra principal é soltar a imaginação. São utilizados nesse tipo de arte elementos visuais e táteis para a reprodução da realidade ou imaginação. O estudante pode usar papel, tinta, argila e muitos outros materiais para fazer esculturas, gravuras, pinturas ou desenhos.

Intercâmbio
Uma boa pedida para quem deseja aprender ou melhorar um idioma de maneira mais descomplicada é ter a oportunidade de vivenciar uma experiência cultural única ao realizar um intercâmbio em outro país. Existem pacotes organizados para os aventureiros da terceira idade. Além de conhecer novos lugares, pode fazer novas amizades.

Informática
A internet é uma excelente forma de socialização para o idoso. Atualmente essa atividade auxilia nas relações familiares, além de estimular o cérebro.

Ginástica cerebral
Recomenda-se fazer exercícios de raciocínio pelo menos uma vez por dia para ajudar na renovação das conexões neuronais. A ginástica cerebral pode ser praticada na internet, com jogos próprios para estimular o cérebro disponíveis em sites especializados, ou por meio de palavras cruzadas, sudoku, caça-palavras, xadrez, jogos de cartas, que também são bons exercícios para a memória.
Leia mais: http://www.ambep.org.br/como-anda-a-sua-memoria-saiba-como-exercita-la/  

Dança
É uma das melhores opções para deixar a saúde em dia e é indicado para todas as idades. No caso do idoso, ajuda a melhorar o alongamento corporal e oferece baixo risco de lesão, comparando-se a outros exercícios. Também melhora a coordenação motora e ajuda no combate ao estresse e à ansiedade.