Cuide da sua pele neste verão

A estação mais quente do ano chegou e é natural que todos queiram aproveitar o sol para ir à praia e praticar atividades ao ar livre. Porém, é preciso muita atenção quando se trata de pele. Para evitar possíveis doenças, micoses e queimaduras, são necessários alguns cuidados básicos para curtir o verão sem deixar a saúde de lado. Confira nossas dicas:

  1. Use protetor solar diariamente

Independentemente da idade, o filtro solar deve ser seu melhor amigo. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é aplicar produtos com fator de proteção 30 ou superior cerca de meia hora antes de se expor ao sol e reaplicar a cada duas horas.

  1. Evitar o excesso de exposição ao sol

Apesar da importância do sol para a síntese de vitamina D, é recomendável não se expor ao sol em excesso, principalmente nos horários entre 10h e 16h, período em que a intensidade dos raios solares é maior. Então, se quiser pegar sol, dê preferência ao horário da manhã ou fim de tarde.

  1. Mantenha a pele limpa e hidratada

Tome, pelo menos, dois banhos por dia para manter a pele limpa e livre de suor. Se quiser tomar mais banhos, evite o uso de sabonete, que tende a ressecar mais a pele. Após o banho, é importante passar um hidratante fluido para manter a pele mais macia.

  1. Não faça tratamentos de pele no verão

Evite fazer tratamentos com laser ou produtos químicos, pois, com a ação do sol, eles podem prejudicar a pele e causar manchas difíceis de remover.

  1. Beba bastante líquido

Para evitar a desidratação e manter a pele sempre saudável, beba cerca de 2 a 3 litros de água por dia. Você pode intercalar a água com água de coco, chás gelados e sucos naturais. Se quiser dar um sabor a mais na água, vale pingar umas gotinhas de limão.

Com esses simples hábitos, você estará pronto para aproveitar o verão de forma saudável.

Fonte: www.sbd.org.br