COVID-19: AMS garante cobertura do exame padrão ouro para diagnóstico

Muitos brasileiros preocupados com a pandemia têm buscado fazer testes para confirmar o diagnóstico de Covid-19. É preciso estar atento à acuidade dos exames disponíveis e aos critérios para o deslocamento até o serviço de saúde. Seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desde março a AMS Petrobras oferece cobertura do teste molecular para o novo coronavírus, o RT-PCR SARS-CoV-2, considerado o padrão-ouro para diagnóstico da doença. O exame deve ser realizado na Rede Referenciada para o Coronavírus quando o beneficiário apresentar quadro considerado suspeito, conforme descrição do Ministério da Saúde.

No fim de junho, a ANS incluiu testes sorológicos para pesquisa de anticorpos IgG e IgM ou IgG e IgA no sangue no rol de procedimentos obrigatórios de planos de saúde. Imediatamente, a AMS Petrobras incorporou a nova cobertura em sua rede credenciada.

Cobertura

Teste molecular RT-PCR SARS-CoV-2 
Deve ser realizado exclusivamente na Rede Referenciada para o Coronavírus, sem necessidade de autorização prévia. É enquadrado na modalidade dfghGrande Risco e não gera cobrança de coparticipação. Não há reembolso pela modalidade Livre Escolha.

Teste sorológico
Integra a modalidade Pequeno Risco e gera cobrança de coparticipação. O exame pode ser realizado em Livre Escolha, com o valor de referência de R$ 160 o par (IgG e IgM ou IgG e IgA). Em coleta domiciliar o beneficiário é o responsável pelo pagamento da taxa de coleta, sem direito a reembolso da mesma. O exame precisa de autorização prévia da AMS e a mesma possui um prazo de liberação de até 3 (três) dias úteis.