Coronavírus: como fortalecer o sistema imunológico

Coronavírus: como fortalecer o sistema imunológico

173

Cuidar da saúde no confinamento é fundamental. Para isso, os primeiros passos são: buscar uma alimentação saudável, ter uma rotina de exercícios físicos, dormir bem e manter os laços afetivos, atitudes importantes que já ajudam e muito no fortalecimento do sistema imunológico. Confira algumas dicas:

Alimentação saudável

Uma dieta para fortalecer o sistema imunológico inclui alimentos com alto teor de vitaminas A, B, C, D e E, além dos minerais, ferro, zinco e selênio. As vitaminas do complexo B são encontradas em abundância em vegetais verdes, como brócolis e espinafre, e também em feijões, bananas, ovos, aves, peixes e beterrabas. As vitaminas B são importantes para que nosso cérebro libere os “hormônios da felicidade”, serotonina e dopamina.

Sono

A privação do sono favorece o surgimento a doenças crônicas, como diabetes, obesidade e doenças cardíacas. E é importante ter também um ritmo de sono uniforme. Para a maioria das pessoas, seis a nove horas de sono por noite são suficientes. Com problemas para dormir? Não veja notícias antes de ir para a cama (incluindo sobre a pandemia) e evite ler nos dispositivos móveis à noite. A luz da tela compromete a qualidade do sono. Prefira um livro, por exemplo.

Exercícios físicos

Movimentar o corpo faz com que as pessoas durmam melhor, reduzem o estresse e ansiedade e ajuda na memória. A Organização Mundial da Saúde recomenda que seja cerca de 30 minutos por dia. Seja ioga, seja pilates, seja dança, o importante é se movimentar. Na internet é possível encontrar muitos profissionais da área com aulas gratuitas.

Laços sociais

Amigos e familiares são mais importantes agora do que nunca. Como encontros não são permitidos no momento, é importante usar os recursos tecnológicos disponíveis nos celulares e computadores, como aplicativos de chamadas em vídeo para falar com as pessoas.

Hobbies e tranquilidade

Ter um momento de pausa das noticias e esquecer o que acontece no mundo por um tempo também é essencial. Exercitar um hobby é uma boa dica.

Praticar jardinagem, culinária, artesanato, meditação ou mesmo ler aquela pilha de livros que fica ao lado da cama pode ser um momento perfeito. É só colocar em prática.

ARTIGOS SIMILARES