Campinas presta homenagem a Vergílio Ruy Bianco

No dia 08 de janeiro de 2019, a Representação de Campinas perdeu um dos seus grandes colaboradores. Faleceu, aos 86 anos, o nosso querido Vergílio Ruy Bianco.

Natural de São Paulo, formado em Economia, Administração e Contabilidade, ingressou na Petrobras em 1963 e foi demitido em 1964, por imposição do governo militar ao ter participado da memorável campanha do “O petróleo é nosso”. Em janeiro de 1965, foi reconduzido à Petrobras, após a finalização do inquérito policial militar que considerou ter sido despropositada a demissão imposta. Logo em seguida, assumiu a função de Contador Seccional do DECOM/DISPAL, cargo que ocupou até 1968. Foi transferido para Brasília, assumindo as funções de Subgerente e Chefe da área Financeira do DECOM/DISBRÁS.

Em 1972, com a criação da BR Distribuidora, que absorveu as atividades de distribuição, Bianco (como era conhecido) assumiu a Chefia da Área de Comercialização do DECOM, junto à REPLAN, cargo que exerceu até maio de 1990, quando se aposentou.

Bianco ainda tinha muito a oferecer à categoria Petroleira. Inteligente, dedicado e observador, tinha interesse pelas atividades da PETROS. Estudou e realizou vários cursos e seminários sobre fundos de previdência patrocinados pela PETROS, pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e pelo Ministério do Trabalho/CUT, tornando-o conhecido pela categoria como um dos maiores conhecedores do assunto.

Em 2001, juntamente com outros colegas aposentados, participou ativamente da criação do DEPAR – Departamento dos Aposentados da REPLAN (hoje DAESP) no Sindipetro Campinas, que congrega os petroleiros aposentados da região. Como membro da Diretoria, participou de movimentos em defesa dos direitos de aposentados e pensionistas.

Pelo Escritório Cremasco, ele liderou e coordenou o ajuizamento das primeiras ações judiciais contra a PETROS e Petrobras, pleiteando os níveis concedidos aos ativos em 2001, 2002, 2004 a 2006. A este trabalho pioneiro aderiram mais de seiscentos autores, entre aposentados e pensionistas, que obtiveram vitória em todas as instâncias da Justiça do Trabalho.

Já em 2008, passou a fazer parte da equipe de Colaboradores na AMBEP, na Representação de Campinas, da qual foi um dos primeiros associados. Aqui, continuou seu trabalho em defesa dos interesses dos assistidos da PETROS, tendo como destaque a área de orientação e acompanhamento dos processos ajuizados pelos advogados conveniados à AMBEP, que resultaram em vitórias com ganhos para inúmeros aposentados e pensionistas.

Em 2011 foi eleito, por ampla maioria, membro do Conselho Deliberativo da AMBEP, como Representante das Unidades de São Paulo, Santo André, São José dos Campos e Campinas, cargo que ocupou até 2018. Vale citar que exerceu, também, a função de Secretário do Conselho Deliberativo, no período de julho de 2012 a julho de 2014.

Foi reeleito como suplente em 2019, mas não chegou a tomar posse.

Ficaram para os seus familiares, colegas e amigos de trabalho, a saudade, o exemplo de dignidade, a boa energia que vinha dele, a determinação e a solidariedade. Trabalhou com alegria até o último dia de vida na defesa do que era direito de todos.

Nosso amigo guerreiro, descansa em paz!!

Campinas, 15/01/2019