AMS segue suspensão da cobertura obrigatória para testes sorológicos do Coronavírus

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu retirar os testes sorológicos do rol de coberturas obrigatórias para o Covid-19. Conforme notícia veiculada no site da agência, nesta sexta-feira (17), até que seja publicado o resultado da audiência pública a ser realizada no dia 24/07, a cobertura obrigatória dos planos de saúde para o exame está suspensa.

Vale lembrar que a AMS passou a cobrir os testes sorológicos para Covid-19, através da pesquisa de IgG e IgM ou IgG e IgA, em 29 de junho. As autorizações já concedidas e as recebidas até o dia 16/07 nos sistemas da AMS para os pacientes que apresentem ou tenham apresentado síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave não serão canceladas e o beneficiário poderá realizar o exame normalmente.

De acordo com a AMS, a medida não afeta a cobertura do exame RT-PCR, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o padrão-ouro para a confirmação de casos de Covid-19. O exame tem cobertura da AMS Petrobras desde o mês de março. O teste molecular deve ser realizado exclusivamente na Rede Referenciada para o Coronavírus, sem necessidade de autorização prévia. É enquadrado na modalidade Pequeno Risco e gera cobrança de coparticipação. Não há reembolso pela modalidade Livre Escolha.