AMBEP Niterói promove palestra sobre ‘Maturidade: Como vivê-la?’ 

 palestra

Foi realizada palestra intitulada “Maturidade: como vivê-la?” apresentada pela psicóloga Jorgete de Almeida Botelho que abordou o tema na Representação de Niterói, dia 16/03, para cerca de 20 associados.  “Ela chegou (maturidade), foi conquistada e possui limites e possibilidades. Como podemos usufruir dessa conquista?”, perguntou a palestrante aos presentes.

A palestrante resgatou conceitos do século passado defendidos por geriatras e gerontólogos. “Introduzir vida aos anos e não apenas anos à vida. Algumas definições foram colocadas sobre envelhecimento, idade biológica e psicológica e qualidade de vida na velhice. O modo que cada um vive sua vida e os marcadores biológicos do envelhecimento irão determinar o seu envelhecimento”, afirmou Jorgete.

É imprescindível que a maturidade seja vivida com a responsabilidade em manter atitudes e posturas positivas na vida. Para tanto, a moderação é a palavra chave. A palestrante defende a adoção de uma vida saudável. “Não ao sedentarismo, ao álcool e ao cigarro. Manter uma alimentação correta e saudável”.

Ao final da palestra, Jorgete Botelho conclamou os presentes para, finalizar com chave de ouro a palestra, com a música imortalizada por Gonzaguinha, intitulada O que é, o que é: “É a vida, é bonita e é bonita! É a Vida, é bonita e é bonita”.