Futuro energético do Brasil – Campo de Libra

Em informe publicitário publicado no Universo Online (UOL), que segundo o provedor não faz parte do seu conteúdo jornalístico, a Shell do Brasil, que participa do consórcio para exploração de Campo Libra, faz uma análise da maior descoberta petrolífera realizada no Brasil

Maior descoberta petrolífera já encontrada no Brasil, o Campo de Libra pode conter recursos recuperáveis entre 8 e 12 bilhões de barris de petróleo e gás. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a estimativa é de que o pico de produção chegue a 1,4 milhão de barris por dia.

Localizado na camada do pré-sal da Bacia de Santos, em águas ultraprofundas, o Campo de Libra está a cerca de 170 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. Calcula-se que a acumulação de óleo esteja em torno de 3.500 metros abaixo do fundo do mar. As reservas de gás natural no Campo de Libra, no pré-sal na Bacia de Santos, são estimadas entre 314 bilhões a 470 bilhões de metros cúbicos.

O Campo de Libra será desenvolvido através de um consórcio com participação da Shell, que possui experiência em exploração de águas profundas. Na busca por fontes mais limpas e eficientes para as gerações atuais e futuras, a companhia acredita estar dando mais um passo fundamental na construção de um futuro energético melhor para o Brasil e para os brasileiros.

(Fonte: UOL, 2/8/2014)