Pesquisar

PLP 42/2023 –Aposentadoria Especial – Avanço para quem trabalha em condições especiais!

O que é o PLP 42/2023?

É um projeto que cria regras para aposentadoria especial. Isso significa que quem trabalha em condições perigosas ou insalubres pode se aposentar mais cedo.

O projeto aprovado na Comissão de Finanças e Tributação segue para Plenário da Câmara e garante aposentadoria especial para quem atua exposto a agentes nocivos.

O que muda?

✔ Regulamenta o art. 201 da Constituição.
✔ Permite aposentadoria após 15, 20 ou 25 anos de exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos.
✔ Inclui categorias como vigilantes, aeronautas, profissionais do setor elétrico e trabalhadores da indústria química e petroquímica – petroleiros que lidam com substâncias cancerígenas, mutagénicas ou tóxicas, como benzeno e derivados.

 

Próximo passo:

O projeto já foi aprovado em uma comissão e agora vai para votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

 

PL 5473/2025 – Tributação e Regularização

Após deliberação na Comissão de Assuntos Econômicos, do PL 5473/2025 contendo o texto da Emenda 90, que garante a dedução integral das contribuições extraordinárias no IR, sem limite de 12% Foi apresentado recurso para apreciação pelo Plenário do Senado.

➡ Próximo passo: Discussão e votação no Plenário do Senado, com possibilidade de novas emendas.

A AMBEP acompanha de perto a tramitação desses projeto e divulga todas as movimentações em nossos informativos parlamentares mensais.

Fique ligado em nossas redes e saiba tudo sobre os projetos que impactam a previdência complementar!

Acessar o conteúdo