Pesquisar

Plano de Contingência da AMBEP no Rio Grande do Sul: Um testemunho de solidariedade e compromisso

“A água subiu rapidamente e chegou a mais de dois metros, não tive tempo de nada, perdi tudo que estava no andar de baixo, inclusive o carro. Fui resgatada e fiquei por quinze dias em um abrigo, pois não tinha como chegar até minha filha, não tínhamos acesso pelas estradas.”

“… a gente não perde só as coisas, a gente perde a referência, a história a dignidade.”

(Depoimentos de Associados da AMBEP, após a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, em maio de 2024).

Na AMBEP, acreditamos que cada desafio é uma oportunidade de fortalecer nossos laços e reafirmar nosso compromisso, em especial com nossos Associados.

Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul foi afetado por tempestades severas que resultaram em inundações e deslizamentos, causando destruição de infraestrutura e desabrigando milhares de pessoas. As cidades de Canoas e Porto Alegre foram especialmente impactadas, com danos aos hospitais, escolas e residências.

A AMBEP desenvolveu um plano de contingência para mitigar, responder e auxiliar na recuperação das residências dos seus Associados da região. O plano buscou estabelecer ações integradas para responder às inundações, garantindo a segurança da população e auxiliando no retorno à normalidade. As ações foram divididas em três fases:

Fase Inicial: Socorro imediato realizado pela Defesa Civil e outras entidades, como o CEPE Canoas.

Fase Assistencial: Atendimento às necessidades básicas e distribuição de doações para a população de maneira geral.

Fase de Recuperação e Reconstrução: Avaliação de danos, reparos e auxílio no retorno das famílias ambepianas às suas casas.

O grupo de trabalho formado por uma voluntária e alguns funcionários da AMBEP realizou um diagnóstico detalhado da situação que foi direcionado às famílias ambepianas afetadas assim como suas necessidades urgentes. Tal grupo buscou contato com Associados para entender a situação que estava sendo enfrentada por eles. Foram realizados contatos com 77% dos Associados das áreas atingidas. Do total de Associados, 25% atenderam aos chamados da equipe e descreveram sua situação. A AMBEP realizou suporte a 19 famílias.

Os Associados assistidos, com suas palavras, carregadas de emoção, nos mostraram que nosso trabalho vai muito além de simples ações administrativas; ele toca vidas e acende esperança. Esse é um dos nossos maiores compromissos.

“Obrigada, amei te conhecer, e saber que esta associação zela realmente pelos seus associados. Parabéns a todos da AMBEP, esta atitude de vocês em ajudar o Rio Grande foi muito valiosa. Não só pela ajuda com os bens materiais, mas também com o carinho, a atenção ao se deslocar de tão longe por essa causa. Gratidão.” Essas palavras ecoam como um lembrete do impacto real e profundo que nosso plano de contingência teve. Não foi apenas sobre fornecer recursos e ajuda, mas sim sobre estar presente, sobre ser apoio num momento de vulnerabilidade.

“… nem sei como agradecer a ajuda da AMBEP e esforço para atender. Faz muita diferença.!” Esse depoimento reafirma nossa maior missão, que é estar onde nosso Associado precisa.

Os resultados do trabalho do Plano de Contingência da AMBEP foram muito gratificantes. O Plano demonstrou ser fundamental para a resposta rápida e eficaz aos desastres ocorridos na região. A mobilização de recursos, voluntários e parcerias permitiu atender às necessidades básicas imediatas e proporcionar o início da recuperação das famílias atingidas. A AMBEP continuará a acompanhar e apoiar a reconstrução das vidas impactadas por este desastre.

A Unidade Regional da AMBEP em Porto Alegre, após dois meses fechada, retornou às atividades em 08 de julho de 2024 e representa um importante ponto de apoio às famílias, recebendo, organizando e distribuindo as doações, além de oferecer suporte emocional a elas.

Aos nossos funcionários de Porto Alegre, que mesmo passando por adversidades junto às suas famílias e amigos, nosso melhor obrigado por estarem durante todo o tempo atentos e solícitos às nossas chamadas e aos pedidos de ajuda dos nossos Associados.

Às nossas assistentes sociais lotadas em Vitória e Salvador e aos demais envolvidos nas ações, nosso muito obrigado pela escuta sensível e pelo suporte.

Aos supervisores das Unidades da AMBEP espalhadas pelo Brasil, nosso agradecimento pelo envolvimento na captação de doações.

Aos doadores, nossa imensa gratidão.

Por fim, às famílias atingidas, desejamos uma breve recuperação, uma vida longa e feliz ao lado dos seus familiares.

Juntos, seguimos adiante, com a certeza de que o nosso trabalho não é apenas necessário, mas essencial.

 

Pular para o conteúdo