Aposentados e pensionistas da Petros já podem acessar o site da Fundação (www.petros.com.br) e verificar o Demonstrativo de Empréstimo referente ao mês de agosto. Nele, é possível conferir o valor da prestação de empréstimo que será descontada no contracheque, quanto será abatido dos benefícios da Petros e do INSS, se haverá diferença a ser paga em boleto e qual o valor.
Na página do Demonstrativo, quem tiver diferença a ser paga em boleto, já pode emitir o documento de cobrança parcial de agosto, que vence na sexta-feira, dia 31.
Atenção: o boleto de cobrança parcial ficará disponível para impressão no Portal Petros apenas até 31/8. Depois de impressos, eles podem ser pagos nos cinco dias seguintes ao vencimento, mas apenas no Banco Bradesco e com multa. O valor não quitado no mês será acrescido ao saldo devedor e ficará sujeito aos encargos financeiros do contrato. Além de poder imprimir o boleto de cobrança parcial no Portal Petros, todos os aposentados e pensionistas cuja prestação de empréstimo não seja totalmente quitada no contracheque receberão o documento por e-mail e pelos Correios.
Mais informações no mesmo lugar
Ação de melhoria no atendimento aos participantes, o Demonstrativo de Empréstimo substitui informações, antes registradas no contracheque, e permite que aposentados e pensionistas acompanhem os pagamentos de suas prestações de empréstimo e a evolução do seu saldo devedor de forma mais fácil e clara.
O Demonstrativo de Empréstimo reúne em um só lugar número do contrato, valor, saldo devedor, total de parcelas pagas, parcelas a pagar, valor da prestação no mês, total descontado do benefício Petros, total descontado do benefício INSS e, quando necessário, diferença a ser paga em boleto.
Como acessar o demonstrativo
O participante deve entrar na área restrita do Portal Petros, com matrícula e senha, acessar o ícone ‘Empréstimos’ e, em seguida, ‘Demonstrativo de Empréstimo’. Caso tenha esquecido matrícula e/ou senha, basta clicar na tela inicial do Portal Petros em ‘esqueci a matrícula’ e/ou ‘esqueci ou não tenho senha’. Quem não tiver e-mail cadastrado na Petros, deve entrar em contato com a Central de Relacionamento (0800 025 35 45).
Participantes ativos
No caso dos participantes ativos, a patrocinadora é responsável pela folha de pagamentos e só desconta as prestações de empréstimo se elas puderem ser 100% quitadas. Não há cobrança parcial na folha.
Se a cobrança integral do empréstimo não for feita no contracheque da patrocinadora, a Petros pode cobrar a parcela via débito automático ou boleto. A primeira opção da Fundação é o débito automático, mas o desconto precisa ser autorizado no banco pelo participante. Caso o débito não seja efetivado, a Petros envia, por e-mail e pelos Correios, o boleto de cobrança da parcela de empréstimo não descontada em folha. A prestação que não for paga será somada ao saldo devedor e estará sujeita a correção. Para acompanhar o andamento do empréstimo e ver o saldo devedor, acesse a Área do Participante e clique em Empréstimos.