Petrobras propõe criação de novo plano de previdência complementar

A Petrobras divulgou, no início desta semana, a possibilidade de criar um novo plano de contribuição definida (CD) da Petros para os participantes do PPSP-R e do PPSP-NR. De acordo a patrocinadora, o novo plano teria migração voluntária e substituiria o PPSP, que tem um déficit de quase R$ 28 bilhões a ser equacionado.

Os estudos preliminares realizados pela Petrobras foram apresentados no Grupo de Trabalho, criado pela empresa em novembro do ano passado para debater a situação do plano. Ainda não há prazo para essa decisão ser efetivada.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Pedro Carvalho, diretor administrativo da AMBEP, questionou a proposta. “Não podemos concordar com o novo plano. O CD não é vitalício, vai reduzir os benefícios e eximir a Petrobras de pagar o déficit”, alertou.

Rogério Derbly, advogado do Grupo Gdpape, também em entrevista ao jornal, mencionou as dívidas com a Petros. “A Petrobras precisa recompor as reservas matemáticas decorrentes de políticas salariais adotadas no passado. A empresa quer se eximir das responsabilidades econômicas e financeiras que tem como patrocinadora”, afirmou.

Fontes:

Valor Econômico

(https://www.valor.com.br/financas/5663345/petrobras-lanca-proposta-de-migracao-da-petros)

Petros (https://www.petros.com.br/PortalPetros/faces/wcnav_externalId/not?content=WCC048746&_adf.ctrl-state=sb8hdubt0_4&_afrLoop=1408606561837928)