Entidades terão representante na discussão do ACT

A direção da FNP decidiu incluir a FENASPE, representando os interesses dos    aposentados e pensionista na discussão do ACT 2022 junto a Petrobrás, vale  dizer que esta sugestão partiu da AMBEP na última reunião da FENASPE. A  FENASPE congrega 12 entidades representativas de aposentados e pensionistas, e a AMBEP figura como uma das associadas.

Relevante mencionar que a FNP, havia convidado a AMBEP e a FENASPE, para participarem do sei XIII Congresso Nacional, realizado nos dia 28, 29, 30 de abril e 1º de maio de 2022, em São Paulo, sendo que na oportunidade a AMBEP enviou dois representantes, e debateram uma pauta mínima de interesse dos aposentados e pensionistas, destacando dentre eles, “nova margem consignável ou diferenciada para aposentados e pensionistas, com o retorno da margem de 13% ou margem inferior aos 30% atualmente aplicados” e “Adoção do IPCA como índice de reajuste das tabelas da AMS em substituição ao índice VCMH aplicado desde 2018. Estes tópicos foram inseridos na pauta entregue pela FNP na discussão do ACT com a Petrobras.

Diante dos interesses dos temas apresentados pela AMBEP e FENASPE no referido Congresso, em reunião realizada em 14 de julho com a FNP, a FENASPE aceitando um pleito da AMBEP, apresentou um pedido de liberação de um assento no grupo colegiado na FNP, que participa da discussão do ACT 2022 com a Petrobras, e este pedido foi aceito.

Desta forma, doravante, a FENASPE estará participando da discussão do ACT da Petrobras junto com a FNP, representando os interesses dos aposentados e pensionistas naquilo que se refere ao plano de saúde.

Importante destacar, que com a experiência vivenciada pela FENASPE contando com a participação de suas afiliadas, dentre elas a AMBEP, os outros pontos do ACT de interesses dos empregados ativos, poderão ser debatidos pelo representante da FENASPE neste colegiado da FNP, o que poderá ser muito útil. Após várias tentativas junto ás Federações de Petroleiros, esta é uma vitória de todos nós e estaremos representados pela FENASPE.