A AMBEP reafirma seu compromisso com uma gestão cada vez mais ética, transparente e alinhada às melhores práticas de governança corporativa. Ao longo deste ano, importantes ações foram planejadas — algumas já implementadas e outras em fase de implantação — sempre com o objetivo de fortalecer a integridade e atender as expectativas dos nossos Associados e Beneficiários.
Essas iniciativas foram planejadas e validadas pela Diretoria e Conselho Deliberativo.
Entre as principais iniciativas, destacamos:
- Compliance — Iniciamos a implantação do Programa de Compliance da AMBEP, reforçando o compromisso com a integridade em todas as atividades com objetivo de assegurar a conformidade com leis, regulamentos e políticas internas. O programa visa fomentar uma cultura de integridade, transparência e responsabilidade em todas as operações da Associação, minimizando riscos legais e éticos.
- Auditoria — Implementamos um sistema de auditoria contábil e financeira com objetivo de estabelecer responsabilidades e critérios para suas execuções marcando uma nova etapa para consolidar processos e garantir a segurança na gestão dos recursos da associação.
- Ouvidoria Externa — A partir de julho, teremos um canal externo seguro e independente para denúncias, sugestões e reclamações, fortalecendo ainda mais o diálogo com os Associados.
- Código de Ética — O Código de Ética foi revisado e encontra-se em fase de aprovação pelo Conselho Deliberativo, reforçando a conduta ética de todos os colaboradores, dirigentes e associados.
- Políticas e Normas Internas — A Política de Compliance e a Política de LGPD já foram finalizadas e estão em fase de implementação, prevista ainda para este mês de junho. Além disso, as normas internas foram revisadas para garantir maior eficiência, dentro da novo cenário e exigências legais.
- Sistema Integrado de Controle — Em fase final de implantação, o sistema permitirá uma gestão mais transparente, moderna e segura, fortalecendo a equidade e a comunicação entre as áreas, agilizando os resultados, auditorias e as devolutivas de demandas.
- Governança Corporativa — Estruturada com base nos quatro pilares fundamentais: Equidade, Transparência, Prestação de Contas (Accountability) e Responsabilidade Corporativa, garantindo uma gestão sólida e alinhada às melhores práticas de mercado.
- Gestão Orientada a Processos — Desde agosto de 2024, estamos conduzindo um amplo trabalho de revisão e modelagem de processos em todas as áreas da AMBEP, com previsão de conclusão em dezembro de 2025. Esse processo inclui a análise de termos, normas e métricas para definição de indicadores com a finalidade de monitorar a performance e aprimorar continuamente nossas atividades.
- Auditoria de Gestão e Processos – Implantamos uma sistemática de auditoria interna de gestão e processos, com objetivo de identificar os pontos fortes e de melhoria para Gestão da AMBEP, a primeira está prevista para julho de 2025.
- Planejamento Estratégico 2025-2030 — Foi elaborado com foco na expansão, tendo como base uma análise SWOT onde mapeamos os riscos, oportunidades, pontos fortes e fracos com o objetivo de fortalecer a credibilidade institucional e o suporte aos nossos Associados e Beneficiários. Estamos consolidando as bases para uma AMBEP ainda mais forte e alinhada às demandas do futuro.
Todas essas ações reforçam nosso compromisso com a ética, a integridade e a transparência na gestão da AMBEP, sempre priorizando os interesses dos nossos Associados e Beneficiários.
Juntos, estamos construindo uma AMBEP cada vez mais sólida, confiável e preparada para transformar desafios em resultados concretos.