A trajetória de vida de quem viveu a epopeia do petróleo no Brasil

As histórias de muitos petroleiros pelo país se misturam à história da gigante do petróleo, a Petrobras. Muitos aposentados lembram dos tempos áureos da estatal e dos desafios de dotar o Brasil de uma indústria petrolífera de forma a tornar o país autossuficiente. Pedro da Cunha Carvalho, diretor Administrativo da AMBEP, é um deles e decidiu transformar as suas memórias em livro. Recentemente, ele lançou o título “A Epopeia do Petróleo”, da Editora Albatroz, no qual traça a sua trajetória ao longo dos 27 anos de dedicação à estatal.

“Sempre tive vontade de escrever um livro. Fui fazendo aos poucos essa narrativa, que vem se juntar a tantas outras para enaltecer o entusiasmo, a inteligência, a dedicação e o sacrifício dos que trabalharam na Petrobras, em suas diferentes áreas de atividades, naqueles tempos de criação da empresa. Na época, estávamos imbuídos de criar uma grande empresa”, ressalta o autor. E acrescenta: “Fomos pioneiros e vencemos inúmeros desafios, mas é triste olharmos para a realidade da empresa tão prejudicada pelo cenário político atual.”

Pedro Carvalho exerceu funções em diferentes áreas da empresa, tendo trabalhado em duas refinarias, a de Mataripe e Duque de Caxias, acompanhando a construção e início da operação. Fez parte da Divisão de Planejamento do Departamento Industrial na reestruturação de algumas unidades. Já no Serviço de Organização e Métodos desenvolveu rotinas de trabalhos para os diferentes órgãos da empresa e obteve grau de Mestrado em Administração nos Estados Unidos. Também foi chefe-adjunto do Serviço de Processamento de Dados, sendo responsável pela coordenação dos serviços dos três centros de computação da empresa. Toda essa trajetória pode ser apreciada no livro, além dos diversos aspectos da evolução da Petrobras até chegar ao gigante que é hoje.


Ficha técnica
Livro “A epopeia do Petróleo”
Autor: Pedro da Cunha Carvalho
Editora: Albatroz
Preço: R$ 30
Link para compra: https://editoraalbatroz.com.br/produto/a-epopeia-do-petroleo/