Nesta semana, a AMBEP esteve presente na Câmara dos Deputados, representada pelo presidente Francisco Barreto, para apoiar o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). O evento ocorreu na terça-feira (26/08) e reuniu mais de 200 parlamentares entre senadores e deputados.
Esta ação reitera o ímpeto da AMBEP em defender, fortalecer e participar do aprimoramento das políticas públicas relacionadas à previdência complementar fechada que afetam diretamente o cotidiano de muitos Associados e Beneficiários. A Frente será presidida pelo deputado Tadeu Veneri e reúne parlamentares da Câmara e do Senado junto com representantes da sociedade civil, de forma suprapartidária e não ideológica.
A Frente Parlamentar Mista pretende acompanhar e influenciar o processo legislativo sobre o setor; propor melhorias na legislação vigente; e apoiar políticas públicas que garantam os direitos dos participantes e assistidos dos planos; a transparência na gestão e na aplicação de recursos; a sustentabilidade financeira e a boa governança das entidades; a ampliação do acesso à previdência complementar fechada no país; a prevenção da pobreza entre aposentados, idosos e pessoas com deficiência; além da promoção da educação previdenciária e da conscientização da sociedade sobre a importância do planejamento de longo prazo.
Além da atuação no Parlamento, serão promovidos debates, estudos, pesquisas, cursos e eventos para aprimorar a legislação e ampliar o diálogo entre o Legislativo, Executivo, entidades representativas e a sociedade civil.