Petros divulga comunicado sobre novo acordo de acionistas da Vale

Em seu portal, a Petros se pronunciou sobre o novo acordo de acionistas da Valepar (holding que controla a Vale), firmado na segunda-feira, dia 20 de fevereiro, entre a Litel Participações S.A., Litela Participações S.A., Bradespar S.A., Mitsui & Co. Ltd. e BNDES Participações S.A.O acordo vai beneficiar a gestão do patrimônio dos participantes, na medida em que cada acionista passará a ter controle direto sobre suas ações na Vale, o que resultará em maior liquidez para o investimento. Além disso, prevê que uma parcela das ações detidas pelos acionistas estará livre para negociação a partir de fevereiro de 2018 e o restante das ações poderá ser negociado a partir de novembro de 2016.

Com o novo acordo, será reforçado os princípios de governança a partir da alteração do Estatuto Social da Vale, que será adequado às regras do Novo Mercado com o objetivo de listar a companhia neste segmento da BM&F Bovespa, que reúne as empresas que se encontram no mais avançado nível de governança corporativa.

O investimento da Petros em Vale se dá por meio da Litel Participações S.A., veículo de investimento na Valepar, que, com o novo acordo de acionistas, será incorporada pela mineradora, permitindo à Litel participar diretamente da Vale. Atualmente, a Fundação possui 6,94% de participação na Litel, ativo concentrado no Plano Petros do Sistema Petrobras (PPSP). Desde o início do investimento, em dezembro de 2004, a Petros obteve rentabilidade de 302,56% com o ativo, frente à meta atuarial de 253,65%.

 

Fonte: Portal Petros