Walter Mendes assume oficialmente a presidência da Petros

walter

A presidência da Petros tem novo presidente. Walter Mendes assumiu o cargo oficialmente no dia nove de setembro, após ter sido habilitado pela Previc, órgão que regula e fiscaliza os fundos de pensão. Mendes já havia sido aprovado pelo Conselho Deliberativo da Petros em 17 de agosto para substituir Henrique Jäger, que estava no comando da Fundação desde março de 2015. Em nota divulgada no site da Petros, Walter Mendes ressaltou: “Nosso trabalho será norteado pela transparência absoluta, prestando um serviço de excelência para os nossos participantes e patrocinadoras, os verdadeiros donos dos recursos geridos pela Petros. Vamos trabalhar para fortalecer a cultura de investimento e continuar aperfeiçoando a governança corporativa, pois sempre há espaço para avançar”, destacou o novo presidente da Fundação.

Antes de assumir a Petros, Walter Mendes foi membro do Conselho de Administração da Petrobras, como representante eleito pelos acionistas minoritários, e também ocupou a presidência do Comitê de Auditoria Estatutário da companhia.

Ampla experiência

Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado pela PUC-SP, o novo presidente é membro do Conselho de Fiscalização dos Analistas de Investimentos desde 2011. Entre 2005 e 2007, integrou o Conselho Consultivo da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC). Também foi diretor fundador da Associação Brasileira de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC) em 2006 e, posteriormente, de 2009 a 2011, ocupou o cargo de presidente da entidade.

Mais recentemente, entre 2014 e 2015, foi diretor executivo do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF), entidade de autorregulação mantida pela BM&FBovespa, ANBIMA, AMEC e IBGC. Trabalhou em Londres de 2000 a 2001, como diretor de Investimentos para a América Latina da Schroders lnvestment Management PLC, empresa especializada em gestão de fundos para investidores institucionais. Voltou para o Brasil em 2002, ainda como chefe dos negócios para a América Latina.

Anteriormente, foi o CEO responsável pela abertura, em 1994, da filial brasileira da Schroders, onde criou o negócio de gestão de fundos para clientes institucionais locais, principalmente fundos de pensão. Exerceu o cargo de 1994 a 2000, sendo responsável pela análise de investimentos em ações brasileiras e pela gestão do negócio de Asset Management para investidores locais.

Também teve grande interação com fundos de pensão no Itaú-Unibanco, onde foi superintendente de Renda Variável, de 2003 a 2010. Posteriormente, de 2010 a 2014, foi sócio e gestor de fundos da Cultinvest Asset Management, onde geriu fundos de ações e de renda fixa. Mendes iniciou sua carreira na instituição financeira Unibanco S.A, onde exerceu as funções de superintendente de Pesquisa de Investimento (1987 a 1993), chefe de Pesquisa Setorial (1983 a 1987) e analista de Investimento (1978 a 1983).

Fonte: site da Petros