Você se automedica? Saiba quais são os perigos

Quem nunca pediu uma opinião a um amigo sobre medicamento em determinada ocasião? Ou se automedicou após uma dor de cabeça ou febre? Em muitos casos, é uma solução para alívio imediato de alguns sintomas, mas pode trazer consequências graves.

O uso indevido de medicamentos é considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São considerados a principal causa de intoxicação no país, segundo dados do Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas), da Fundação Oswaldo Cruz, ficando à frente de produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos estragados. À frente da lista dos medicamentos que mais intoxicam, de acordo com a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), figuram os analgésicos, antitérmicos e os antiinflamatórios.

Vale ressaltar que o uso incorreto de medicamentos pode acarretar o agravamento de uma doença ao esconder determinados sintomas. No caso dos antibióticos, a atenção deve ser redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos e comprometer a eficácia dos tratamentos.

Outra preocupação é a combinação inadequada de remédios. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro. E mais: o uso incorreto ou irracional pode causar ainda reações alérgicas, dependência e até a morte.

O Ministério da Saúde orienta que sempre procure o médico caso desconfie sobre qualquer problema de saúde. Evite orientações de vizinhos, amigos, parentes ou mesmo balconistas de farmácias. Já na hora de adquirir medicamentos de venda livre – considerados de baixo risco para tratar males menores, como dor de cabeça – procure orientações do farmacêutico.

Caso tenha algum problema com o uso de algum medicamento poderá entrar em contato com o Disque Intoxicação da Anvisa pelo telefone 0800-722 6001 e buscar ajudar médica o mais rápido possível. É importante levar o medicamento e a sua bula para avaliação do médico.

A Anvisa possui uma cartilha com diversas orientações relacionadas a medicamentos. Acesse aqui.