Vai viajar de avião? Saiba quais medicamentos levar

remedio 4

O período de férias está começando e é chegada a hora de organizar a tão esperada viagem. O que muitos brasileiros não sabem é que existem determinadas regras, como as que regulam o transporte de medicamentos, em especial os de uso contínuo, em viagens aéreas domésticas e internacionais. Portanto, fique atento para evitar imprevistos desagradáveis.

Medicação contínua

No caso de passageiros que fazem uso de medicação contínua ou controlada podem viajar tranquilamente, desde que levem uma prescrição médica registrada no nome do viajante, constando os medicamentos desse tipo que estão sendo transportados. No Brasil, apesar de não ser obrigatório, vale ter essa precaução. Já em viagens internacionais, com diferentes normas sanitárias, recomenda-se que o passageiro, leve também uma versão em inglês da receita e, se for possível, a nota fiscal dos medicamentos adquiridos.

Quantidade

A quantidade pode variar de acordo com o tempo da viagem, mas a dica é levar sempre uma quantidade extra do medicamento para o caso de a viagem precisar ser adiada.

Compra de medicamentos de uso contínuo e controlado no exterior

Vale ressaltar que a prescrição médica brasileira não tem validade no exterior. Para comprar medicamento controlado fora do Brasil, é necessário passar por um hospital local do país em visita e solicitar a receita. É importante considerar que consultas clínicas não são emergenciais e, por isso, não são cobertas pelo seguro viagem. O ideal é levar uma quantidade adequada.

Como transportar o medicamento

Sempre leve o medicamento na bagagem de mão e dentro dos blísteres, a embalagem oficial do remédio. No caso de ocorrer um imprevisto, como extravio da mala, você terá os medicamentos consigo.

Medicamentos de rotina que não precisam de receita

Alguns medicamentos que são de uso irrestrito no Brasil, como a dipirona sódica, são proibidos em certos países, como nos Estados Unidos. Na compra de anti-inflamatórios, em determinados países só é possível a compra com prescrição médica local. Portanto, vale a pena levá-los em sua bagagem por precaução, já que não poderá adquiri-los fora do país.

Fonte: Site do Drauzio Varella