SUS começa a oferecer medicação em forma de adesivo contra o Alzheimer

benefcio farmacia

A boa notícia é para os pacientes brasileiros que lutam contra o Alzheimer. Foi publicado no Diário Oficial a inclusão do adesivo transdérmico de rivastigmina na lista de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS. Esse remédio libera o princípio ativo na pele ao longo do dia e diminui os efeitos colaterais como náuseas, vômitos e perda de apetite. Isso só é possível porque a substância é levada diretamente para a corrente sanguínea, sem passar pelo sistema digestivo.

O medicamento é usado no tratamento das doenças de Alzheimer e Parkinson e, de acordo com sua bula, aumenta a quantidade a acetilcolina no cérebro, uma substância importante para o funcionamento da memória, aprendizagem e orientação do indivíduo.O adesivo deve ser aplicado sobre a pele uma vez ao dia.

A rivastigmina já estava disponível no sistema público em cápsula e solução oral. Outros medicamentos oferecidos pelo SUS para tratamento de Alzheimer são a donepezila e a galantamina.

O mal de Alzheimer, que atinge em média 7% dos idosos, pode causar perda de funções cognitivas. No entanto, se diagnosticada no início, é possível retardar seu avanço ou ainda controlar os sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente.