Prazo maior para empréstimo consignado do INSS começa na quarta(*)

emprestimo

O aumento do prazo para o pagamento de empréstimos consignados feitos por aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) começa a valer na quarta-feira (1º), segundo portaria publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (29). Os financiamentos, que hoje têm de ser liquidados em até 60 parcelas, poderão ser pagos em 72 meses. Segundo a portaria, o mesmo é válido para cartão de crédito.

A decisão foi tomada na semana passada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Segundo dados do Ministério da Previdência Social, 91% dos contratos de crédito consignado ativos até agosto deste ano possuíam prazos entre 49 e 60 meses.

As taxas de juros serão mantidas em até 2,14% ao mês. O crédito consignado é aquele no qual a parcela da dívida é descontada da remuneração do tomador antes que ele a receba. O procedimento diminui o risco de calote para o banco e faz com que as taxas de juros sejam mais baixas.

Histórico
Não é a primeira vez que o INSS adota prazo máximo de 72 meses para os empréstimos com desconto em folha. Segundo o Ministério da Previdência, entre 2004 e 2005, o instituto também permitia o endividamento por esse prazo.

O consignado começou em dezembro de 2003 com prazo máximo de 36 meses, que foi sendo estendido conforme bancos e beneficiários ficavam mais confortáveis com a nova modalidade.

A ampliação das parcelas é uma forma conservadora de estimular o crédito. O prazo médio dos empréstimos do INSS é de 57,3 meses, enquanto fora desse segmento (sem garantia) a duração média é de 40,4 meses.

(Fonte: Folha de S.Paulo, 29/09/2014)

(*) Clique aqui e leia A AMS e os empréstimos consignados