Por que mais idosos estão morando sozinhos no Brasil?

idoso 5

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente dados da Síntese dos Indicadores Sociais (SIS), que apontam o motivo pelo qual cada vez mais idosos estão morando sozinhos no país. Dentre as respostas para a pergunta estão o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e o envelhecimento da população.

Em 2015, constatou-se que mais de 10,4 milhões de pessoas moravam sozinhas. De acordo com os dados da SIS, em uma década, houve um aumento de 4,4 milhões nesse grupo. Ou seja, de 2005 para 2015, o percentual de pessoas que vivem só saltou de 10,4% para 14,6%. Esse aumento está relacionado à mudança no padrão etário da população, em que há mais pessoas chegando à fase da terceira idade e uma redução no número de crianças e adolescentes. Não é à toa que os dados da pesquisa revelam os idosos como a maioria entre os que vivem sozinhos: 44,3% deles têm mais de 60 anos ou mais. Em 2005, representavam 40,6%.

Um reflexo desses números é a chegada à terceira idade com saúde, situação financeira confortável e o fator de independência do idoso. É importante considerar ainda que essa será uma tendência do país nos próximos anos e que essa proporção de pessoas morando sozinhas continue a crescer. Os dados da SIS também revelaram que, em 2005, a parcela da população que vivia sozinha era maioria na região Sudeste do país (11,5%), ao passo que, no ano passado, a proporção era maior na região Centro-Oeste (15,9%).