Petrobras divulga os resultados de 2016

A Petrobras divulgou no dia 21 de março os resultados de 2016, que foi marcado por melhora significativa no desempenho operacional da companhia ao longo do ano e que reverteu o prejuízo apurado no 3T16 para um lucro líquido de R$ 2,51 bilhões no 4T16, além de redução no endividamento.

Apesar do cenário em queda – com preço do petróleo mais baixo em 2016, retração do mercado nacional de derivado de derivados, com queda de 8% no volume de vendas no mercado interno e da menor geração de energia elétrica – a companhia operou com maiores margens de diesel e gasolina, se comparado ao ano anterior, e reduziu seus gastos com importações, participações governamentais e suas despesas de vendas, gerais e administrativas, bem como despesas financeiras líquidas.

A Petrobras também cumpriu pelo segundo ano consecutivo sua meta de produção, atingindo 2.144 mil barris por dia de petróleo no Brasil e registrou recordes como a produção de 2,9 milhões de barris de óleo equivalente por dia, considerando petróleo e gás, no Brasil e no exterior, em dezembro.

Com maior geração operacional e a redução de investimentos em 32%, a empresa alcançou um fluxo de caixa livre de R$ 41,57 bilhões. O 4T16 foi o sétimo trimestre consecutivo de fluxo de caixa livre positivo, demonstrando a maior disciplina de capital que a empresa vem perseguindo.

Acesse aqui os principais destaques do Resultado Anual do 4T16.

Fonte: Agência Petrobras