O mercado de trabalho na terceira idade

idoso trabalahndo

Após trinta anos de dedicação profissional, chega o tão sonhado momento da aposentadoria. Apesar da sensação de alívio e do dever cumprido, muitos profissionais começam a lidar com o vazio e a falta de perspectivas em relação ao futuro. Diante da nova realidade, muitos brasileiros com mais de 50 anos estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, seja para complementar a renda, seja para buscar novos desafios.

Segundo dados do IBGE, dos 15 milhões de idosos no Brasil, 4,5 milhões estão na ativa. Os benefícios para quem trabalha, seja remunerado ou não, são muitos: diminuição no risco de desenvolvimento de doenças cognitivas ou emocionais, como a depressão; o corpo e a mente em movimento, a qualidade de vida e a autoestima aumentam consideravelmente. Além disso, caso o emprego seja remunerado, é possível ajudar com os gastos e despesas familiares.

É importante lembrar que o idoso deve escolher uma função de acordo com as suas capacidades físicas, que não exija esforços além do que poderá suportar. Outra questão fundamental é não se envolver com atividades que ofereçam algum tipo de risco para a saúde, tanto física quanto psicológica. Dessa forma, o trabalho será cumprido sem deixar de aproveitar a terceira idade de maneira saudável. Mas o que fazer diante do novo mercado e das novas oportunidades para encontrar uma recolocação profissional? Confira algumas dicas abaixo:

  • Não tenha medo de ingressar no mercado de trabalho. As empresas valorizam os profissionais mais experientes.
  • Para se readequar no mercado, é preciso estar aberto para coisas novas, aprendizados e a desenvolver novas competências. Isso inclui cursos de capacitação, uso de aplicativos etc. Afinal, estamos sempre aprendendo.
  • É um bom momento para tentar fazer algo que sempre quis. Priorize uma atividade que dê prazer e energia.
  • Tenha em mente quanto pretende ganhar e em quais áreas tem mais probabilidade de ser contratado. Importante: esteja disposto a ganhar um pouco menos do que recebia antes de se aposentar.
  • Conviva com pessoas de diferentes gerações para trocar experiências diversificadas e positivas.
  • O ‘quem’ indica continua com força. Faça networking nas áreas e frequente congressos.
  •  Crie seu perfil na maior rede social de relacionamento profissional, o LinkedIn, e mantenha seu currículo sempre atualizado.