Morre Maria Helena Stamato (85), ex-vice-presidente da AMBEP

ElenitaA AMBEP está de luto. Faleceu ontem (16) acometida de câncer generalizado, a ex-vice-presidente da Associação, Maria Helena Stamato, triênio 2001/2003, na gestão presidida por Ramiro Barcellos Tostes. O corpo foi sepultado no Cemitério Memorial da Ordem Terceira do Carmo, no bairro do Caju, Rio de Janeiro.

Maria Helena Stamato participou do grupo pioneiro que criou a Petrobras Comércio Internacional (Interbrás), em 1959, no Rio de Janeiro, sob o comando do ex-presidente Emérson Serbeto de Barros. Logo depois da aposentadoria, ela se associou à AMBEP, em 24/11/1988, tendo sido convidada pelo presidente Ramiro Barcellos Tostes para ocupar a vice-presidência da Associação.

Em sua despedida como vice-presidente da Associação, na cerimônia de posse da nova Diretoria, em janeiro de 2004, Lenita assim se pronunciou: “Se algum mérito eu tive, foi o de, como ‘caloura’ na Diretoria, não ter atrapalhado a atuação dos demais membros do Colegiado, esses sim, os verdadeiros construtores nesses 22 anos das atividades da Associação.”

A Diretoria da AMBEP, consternada, externa condolências à sua filha Neuzira dos Santos Machado.