Mensagem pelo Dia Internacional da Mulher

Hoje é o dia da mulher que busca seus sonhos e seu espaço.
Que corre atrás, que conquista.

Que enfrenta dificuldades, mas não desiste.
Que merece respeito, reconhecimento e admiração todos os dias do ano.

Feliz Dia Internacional da Mulher – 8 de março

Saiba como surgiu o Dia Internacional da Mulher
A data de 8 de março foi escolhida por causa de um episódio histórico. Neste dia, em 1911, funcionárias de uma fábrica da Tirangle Shirtwaist Company, em Nova York, nos Estados Unidos, entraram em greve para reivindicar melhores condições de trabalho, como a redução da jornada de 16h para 10h diárias, igualdade de salários aos dos homes e melhor tratamento.

No dia 25 de março daquele mesmo ano, ainda que não existe consenso sobre o que de fato ocorreu, houve um incêndio na fábrica e nem todos os operários sobreviveram. Dos 600 empregados, 146 morreram, sendo 125 mulheres do total.

Somente em 1977 foi que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a data de 8 de março como Dia Internacional da Mulher para homenagear as lutas das mulheres pela igualdade, justiça e respeito. Apesar de já ter passado mais de três décadas, a luta continua. Segundo a ONU, o salário das mulheres ainda é 27% menor do que os dos homens que ocupam a mesma função e elas trabalham, em média. 7,5 horas a mais que os homens por semana devido à dupla jornada, que inclui tarefas domésticas e trabalho remunerado. Apesar da taxa de escolaridade das mulheres ser mais alta, a jornada também continua.