Janeiro Branco é o mês a favor da saúde mental

O ano de 2017 começou e uma nova campanha importante de saúde se inicia. Agora é a vez do janeiro branco, uma campanha que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. O assunto ainda é pouco discutido pela sociedade e ainda há muito tabu em volta do tema. No Brasil, o número de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade cresce cada vez mais e o assunto deve ser debatido por todos.

A escolha do mês de janeiro não foi aleatória. É um período em que as pessoas buscam um novo começo, traçam novos planos e um novo estilo de vida. Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano e boa parte delas fica fragilizada e deve buscar ajuda profissional para começar a cuidar da mente. Já a definição pela cor branca representa o quadro branco, no qual pode ser escrita uma nova história da saúde mental, sem tabus e preconceitos que a cercam.

Vale ressaltar que a maioria das pessoas, atualmente, ainda acha que ir ao psicólogo é “coisa de louco”. Trata-se de uma herança da cultura antiga e ultrapassada de higienização, onde se tirava tudo aquilo que incomodava na sociedade e isolava em manicômios. O trabalho de conscientização da campanha é mudar essa percepção e permitir que cada vez mais pessoas possam ter o acompanhamento adequado em prol de uma sociedade mais saudável e consequentemente mais segura e agradável. Afinal, quem cuida da mente, cuida da vida.

Confira, durante o mês de janeiro, em nosso portal matérias sobre as doenças mentais com mais incidência entre os idosos.