IR 2017: atenção ao Demonstrativo de Despesas Médicas da AMS


A Petros informou no início de março que o Informe de Rendimentos de 2016, necessário para fazer a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2017, já está disponível no seu Portal (www.petros.com.br). No entanto, vale o alerta que o Demonstrativo de Despesas Médicas não acompanhou o Informe, conforme ocorreu até 2016. Essas informações devem ser fornecidas diretamente pelas patrocinadoras, responsáveis por administrar o serviço de assistência médica. Essa mudança atende a determinação da Receita Federal, prevista na Instrução Normativa nº 985, segundo a qual a responsabilidade de informações referentes às despesas médicas é das operadoras dos planos de saúde.

A Petrobras informou que os comprovantes já foram enviados pelos Correios e tinham previsão de entrega até o dia 20 de março. Caso o participante não tenha recebido o documento, uma segunda via está disponível no site da AMS, no Portal da Petrobras. Caso já tenha retirado esses demonstrativos nos postos avançados, a Petrobras orienta que essas informações sejam confirmadas com as que foram enviados pelos Correios, já que em alguns extratos foram realizadas atualizações. Para tirar dúvidas, os participantes podem ligar para 0800 2872267.

No caso da BR Distribuidora, os demonstrativos já foram enviados e, nos próximos dias, os participantes receberão em casa o ‘Comprovante anual de despesas médicas AMS’ e o ‘Extrato anual de reembolso AMS’. Caso tenha dúvidas, basta entrar em contato com Aline Ramos, pelo telefone (21) 2354-2898 ou por e-mail aliner.infotec@br.com.br; e Débora Bochner, no número (21) 2354-2993 ou pelo e-mail debochner@br.com.br.

A entrega da declaração do Imposto de Renda começou no dia 2 de março e vai até 28 de abril.

Leia mais: Petros disponibiliza Informe de Rendimentos para declaração de IR