INSS começa a pagar parcela do 13º salário a aposentados

inss2

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia nesta segunda-feira (25) o pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo. Os depósitos seguem até 5 de setembro, de acordo com a tabela de pagamento disponível no endereço http://zip.net/bmpmSG.

Para quem recebe acima do mínimo, o pagamento começa a ser depositado no dia 1º de setembro.
A primeira parcela corresponde a até 50% da gratificação. O valor será calculado com base no total de meses em que a pessoa recebeu o benefício previdenciário, a partir de janeiro deste ano.

Para quem começou a receber a aposentadoria em janeiro, o cálculo será feito sobre os 12 meses do ano e o valor depositado será correspondente a 50% do benefício. Quem começou a receber em março, o cálculo será sobre dez meses, e assim por diante.

Não haverá desconto de IR (Imposto de Renda) na primeira parcela. O desconto será feito somente sobre a segunda parcela do benefício, cujo pagamento é realizado entre os meses de novembro e dezembro.

A consulta do extrato mensal de pagamento de benefícios pode ser feita no site http://zip.net/bxpnVw e também nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores.

Não tem direito ao 13º salário quem recebe amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

(Fonte: UOL, São Paulo, 25/08/2014)